• Carregando...
Objetivo da missão é deixar os dispositivos de rotação dos painéis solares do complexo orbital em perfeito funcionamento | NASA / Reuters
Objetivo da missão é deixar os dispositivos de rotação dos painéis solares do complexo orbital em perfeito funcionamento| Foto: NASA / Reuters

Shane Kimbrough e Steve Bowen iniciaram mais cedo do que o previsto a quarta e última caminhada espacial prevista para a missão do ônibus espacial Endeavour à Estação Espacial Internacional. Os trabalhos foram iniciados às 4h24 (de Brasília) desta segunda-feira (24).

A caminhada tem por objetivo deixar os dispositivos de rotação dos painéis solares do complexo orbital em perfeito funcionamento. Um deles sofria com falta de lubrificação, e por conta disso a missão do Endeavour acabou se esmerando, ao passar uma graxa providencial em todas as junções rotatórias dos painéis.

O equipamento é necessário para preparar um posto orbital para sustentar uma tripulação de seis pessoas.

Outro objetivo principal do vôo do Endeavour é trazer amostras de água de uma máquina que recicla urina. Os astronautas começaram uma segunda série de modificações neste equipamento na segunda-feira, na tentativa de resolver problemas com uma centrífuga que separa líquidos de partículas suspensas.

A centrífuga faz parte do destilador, o primeiro passo de um longo processo de filtragem que transforma a urina em água fresca, pronta para o consumo.

Outras tarefas menores são a instalação de uma câmera e uma antena de GPS no módulo japonês Kibo. Os trabalhos devem durar, no total, cerca de 6 horas e meia.

O ônibus espacial Endeavour teve sua missão estendida em um dia, e o pouso está marcado para o próximo domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]