• Carregando...
Astronautas Steve Swanson e Richard Arnold II tiveram alguns problemas com conexões de alguns cabos | NASA TV / Reuters
Astronautas Steve Swanson e Richard Arnold II tiveram alguns problemas com conexões de alguns cabos| Foto: NASA TV / Reuters

Os astronautas Steven Swanson e Richard Arnold II instalaram o último conjunto de painéis solares na estação espacial internacional nesta quinta-feira (19), cumprindo a principal tarefa da missão. Os painéis solares foram levados pelo ônibus espacial Discovery nesta semana. Os astronautas tiveram alguns problemas com conexões de alguns cabos, mas encerraram o trabalho. "Não foi tão fácil como havíamos esperado, mas esses caras fizeram um grande trabalho", disse o astronauta Joseph Acaba para o controle da missão. A próxima etapa será sexta-feira, quando os painéis serão abertos.

Muito trabalho foi necessário para atracar o segmento de US$ 300 milhões à estação espacial, que já tem dez anos. Swanson e Arnold ajudaram seus colegas que estavam dentro do complexo espacial a movimentar o suporte principal de 14 toneladas e 14 metros de comprimento com um braço robótico. A fixação efetiva aconteceu após uma hora e os circuitos foram ligados duas horas mais tarde.

Na sexta-feira, os painéis de 35 metros serão abertos. A última vez que os astronautas tentaram abrir um painel solar, em 2007, ele emperrou e rasgou e foram necessários reparos de emergência.

Seis painéis solares já estão em funcionamento na estação espacial, que somarão oito com a instalação dos novos. Eles são necessários para a geração de energia elétrica extra para elevar o número de pesquisas realizadas no local. O ônibus espacial Discovery tem de deixar a estação espacial na quarta-feira para que uma aeronave russa possa levar uma nova tripulação ao local.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]