• Carregando...

Cabo Canaveral – Dois astronautas realizaram ontem uma caminhada no espaço sideral para limpar parte do lixo da estação espacial internacional Alpha. O astronauta americano Clayton Anderson teve a missão de levar para fora um imenso tanque de amônia do tamanho de um congelador.

Anderson, também um esportista, fez o "lançamento" na direção oposta ao trajeto da estação, que ainda foi manobrada para obter margem maior de distância do objeto.

Acompanhado pelo cosmonauta russo Fyodor Yurchikhin, Anderson também foi encarregado de jogar fora outros dois equipamentos que não são mais utilizados na estação orbital.

Os controladores de vôo calculam que o tanque de amônia ficará entre dez e onze meses na órbita da Terra antes de reingressar na atmosfera e queimar na reentrada. Segundo eles, não há risco de colisão dos dejetos com a estação.

O cosmonauta russo Oleg Kotov permaneceu no interior da estação durante a caminhada espacial e participou da missão operando um braço mecânico.

Anderson está na Alpha desde junho. Já os cosmonautas russos chegaram em abril à estação. A Nasa informou que normalmente costuma evitar jogar em órbita o lixo da estação espacial, mas ressaltou que neste caso foi necessário.

Durante sua caminhada espacial, a primeira desde que chegou à estação, Clayton Anderson aproveitou para curtir o visual privilegiado. "Nossa ‘nave’ Terra é muito bonita de ser vista daqui", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]