• Carregando...
Familiares participam de funeral de uma vítima de ataque realizado pelos militantes do Taleban, no Paquistão | Jamal Tarakai/Efe
Familiares participam de funeral de uma vítima de ataque realizado pelos militantes do Taleban, no Paquistão| Foto: Jamal Tarakai/Efe

Inesperado

O plano dos talebans era entrar no terminal de passageiros, mas o avanço foi interrompido por uma resposta inesperadamente forte dos seguranças do aeroporto. Um longo tiroteio ocorreu depois da invasão. Todos os passageiros foram retirados do aeroporto e os voos, desviados. Ao todo, 28 pessoas morreram.

2011

Três anos atrás ocorreu um ataque do Taleban semelhante ao realizado na noite de domingo passado, quando militantes do grupo paquistanês tomaram uma base naval em Karachi para vingar a morte do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, assassinado por forças especiais dos EUA, também em território do Paquistão.

Um grupo de militantes do Taleban atacou o maior aeroporto do Paquistão. Os terroristas carregavam armas e explosivos e chegaram ao Aeroporto Internacional de Jinnah, em Karachi, às 23 horas de domingo, na hora local.

De acordo com autoridades, eles planejavam virar a noite causando estragos a aeronaves e à estrutura do aeroporto. Havia planos também de sequestrar um avião de passageiros. De fato, demorou cinco horas até que os terroristas fossem controlados e ao menos 27 pessoas morreram, entre militantes e forças de segurança.

O Taleban do Paquistão reivindicou a autoria do atentado afirmando ser uma resposta a ataques aéreos feitos em seus bastiões, perto da fronteira do Afeganistão.

"O principal objetivo desse ataque era prejudicar o governo, incluindo sequestrar aviões e destruir instalações estatais", disse Shahidullah Shahid, um porta-voz do Taleban. "Esse foi apenas um exemplo do que somos capazes e que há mais por vir. O governo deve estar preparado para ataques ainda piores."

Vestindo uniformes da For­ça de Segurança Aeroportuária e armados com fuzis automáticos e lança-granadas, o grupo invadiu o aeroporto pelo terminal de carga.

O policial Raja Umar Khattab disse que os militantes se dividiram em duplas e avançaram. "Aparentemente houve um mau planejamento por parte deles. Eles dispararam dois foguetes, mas não acertaram seus alvos", disse.

Entre os mortos, informações oficiais indicam que 10 eram terroristas. Os talebans conseguiram atear fogo a partes do aeroporto e detonaram cintos carregados de explosivos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]