• Carregando...
Policiais patrulham ruas do centro de Londres após atentado, 29 de novembro de 2019
Policiais patrulham ruas do centro de Londres após atentado, 29 de novembro de 2019| Foto: Ben STANSALL / AFP

O autor do ataque terrorista com faca que deixou duas pessoas mortas em Londres nesta sexta-feira (29) foi identificado pela polícia como Usman Khan, 28 anos, segundo a imprensa britânica. O criminoso era um terrorista condenado que foi libertado da prisão e usava tornozeleira eletrônica no momento do ataque. O Guardian também disse que ele era conhecido pelas autoridades por causa de sua condenação anterior. A polícia confirmou que o homem foi morto a tiros no local. Testemunhas disseram que ele usava um "colete suicida", mas a polícia disse mais tarde que se tratava de um explosivo falso.

A polícia disse que o incidente começou em um prédio chamado Fishmongers' Hall, que fica ao lado da entrada da London Bridge. De acordo com o Times of London, o agressor era convidado para assistir a uma conferência sobre reabilitação de prisioneiros que estava sendo realizada pelo Instituto de Criminologia da Universidade de Cambridge. O evento reuniu ex-prisioneiros e acadêmicos.

O comissário da Polícia Metropolitana Neil Basu disse em comunicado: "As circunstâncias, como atualmente as entendemos, são que o agressor participava de um evento no início da tarde de sexta-feira no Fishmonger's Hall chamado 'Learning Together' [Aprendendo Juntos]. Acreditamos que o ataque começou no interior [do prédio], antes de ele deixar o prédio e seguir para a London Bridge, onde foi detido e posteriormente confrontado e baleado por oficiais armados."

Cressida Dick, comissária da Polícia Metropolitana, disse que a polícia estava trabalhando "para entender exatamente o que aconteceu e se havia mais alguém envolvido". Os detetives também estão trabalhando "sem parar para identificar aqueles que perderam a vida", disse ela.

Segundo o jornal The Guardian, Usman Khan foi preso por terrorismo em 2012. Ele estava envolvido em um plano para detonar uma bomba na bolsa de valores de Londres que foi interrompido pela polícia e pelo serviço de inteligência britânico em 2010. O plano teria sido inspirado pelo grupo terrorista al-Qaeda.

Testemunhas disseram que cidadãos comuns lutaram com o agressor até a chegada da polícia. Três membros do público permanecem internados.

O prefeito de Londres, Sadiq Khanm, elogiou a bravura dos cidadãos comuns. "O que é notável nas imagens que vimos é o fantástico heroísmo de membros do público que literalmente correram em direção ao perigo, sem saber o que os confrontava", afirmou.

Khan observou que as pessoas não sabiam naquele momento que o dispositivo usado pelo agressor era falso. "Eles realmente são os melhores entre nós, mais um exemplo da bravura e heroísmo dos londrinos comuns", disse Khan.

"[O ataque] foi declarado um incidente terrorista", disse o vice-comissário de polícia Neil Basu, acrescentando que os investigadores mantinham "uma mente aberta quanto a qualquer motivo". Ele apelou ao público para fornecer qualquer vídeo ou fotografia que as pessoas possam ter do momento do crime.

Basu disse ainda que um homem e uma mulher morreram no atentado. Outras três pessoas, um homem e duas mulheres, ficaram feridos e estão internados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]