• Carregando...
Bombeiros trabalham para extinguir um incêndio no local de um edifício danificado pela queda de destroços de um míssil russo após um ataque de mísseis em Kiev, nesta quarta-feira (7)
Bombeiros trabalham para extinguir um incêndio no local de um edifício danificado pela queda de destroços de um míssil russo após um ataque de mísseis em Kiev, nesta quarta-feira (7)| Foto: EFE/EPA/DANYLO ANTONIUK

A Rússia atacou a Ucrânia nesta quarta-feira (7) com 64 mísseis e drones,  em um bombardeio no qual morreram pelo menos cinco pessoas em Kiev e Mykolayiv, e dezenas de outras ficaram feridas, segundo informaram a Força Aérea ucraniana e as autoridades locais.

De acordo com dados preliminares divulgados no Telegram pelo prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, ​​o ataque, que provocou um incêndio em um edifício de apartamentos de 18 andares e danos em duas linhas de alta tensão, deixou quatro mortos e 32 feridos na capital.

Por sua vez, o chefe da Administração Militar de Kiev, Sergei Popko, que lembrou que este foi o terceiro ataque com mísseis contra a capital este ano, relatou que os serviços de emergência evacuaram 52 pessoas do edifício e extinguiram o incêndio.

Segundo o Ministério da Energia, 19.400 usuários nos distritos de Dnipro e Desnyan, na capital, ficaram sem energia, incluindo centros de saúde.

O ataque ocorreu quando o alto representante de Relações Exteriores da União Europeia (UE), Josep Borrell, se encontrava em visita oficial a Kiev. O espanhol teve de descer com o resto da delegação até o subsolo que serve como refúgio ao hotel onde está hospedado, segundo pôde comprovar a Agência EFE.

Na região de Mykolayiv, no sul do país, o chefe da Administração Militar regional, Vitali Kim, afirmou que uma pessoa morreu devido aos ferimentos sofridos.

O prefeito da cidade de mesmo nome, Oleksandr Senkevich, afirmou no Telegram que 40 casas foram danificadas e que pelo menos 12 pessoas ficaram feridas.

De acordo com a Força Aérea ucraniana, as tropas do Kremlin lançaram 20 drones iranianos do tipo Shahed 136/131 e 44 mísseis, incluindo mísseis balísticos Iskander-M e mísseis de cruzeiro Kalibr. Os sistemas de defesa aérea conseguiram destruir 29 mísseis e 15 drones.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, indicou que seis regiões estavam sob ataque russo no início da manhã. Na região de Kharkiv (leste), duas pessoas ficaram feridas e uma pessoa foi resgatada. Além disso, ocorreram explosões em Lviv (oeste).

“Minhas mais profundas condolências a todos aqueles que perderam familiares e amigos. Certamente responderemos à Rússia: os terroristas sempre sentirão as consequências de suas ações”, escreveu Zelensky.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]