• Carregando...

Bagdá – O vice-primeiro-ministro sunita do Iraque, Salam al-Zubaie, ficou gravemente ferido ontem num ataque suicida a bomba no interior de uma mesquita privada no jardim de sua casa nas proximidades da Zona Verde de Bagdá. Além do homem-bomba, outras nove pessoas morreram e 14 ficaram feridas. Um carro-bomba estacionado nas proximidades explodiu quase simultaneamente, informou a polícia.

O Estado Islâmico do Iraque, que agrupa a Al-Qaeda no Iraque e diversos outras organizações extremistas sunitas, assumiu responsabilidade pelo atentado num site da internet. Em mensagem anterior, o grupo havia acusado o vice-premier sunita de ser um marionete "dos cruzados ocupantes".

Ziad al-Ani, um líder do Partido Islâmico Sunita do Iraque, informou que o vice-premier estava em "sérias condições" na UTI de um hospital militar dos EUA na Zona Verde. Ele explicou que estilhaços penetraram no tórax de Zubaie, um dos dois vices do primeiro-ministro Nouri al-Maliki.

O escritório de Maliki informou que o premier visitou Zubaie no hospital e que médicos disseram que não há necessidade de o paciente ser transferido para tratamento no exterior.

Al-Ani relatou que o homem-bomba detonou um colete repleto de explosivos dentro da mesquita durante as tradicionais orações de sexta-feira. O salão ficou devastado, com poças de sangue no chão e marcas de estilhaço até no teto. Entre os 14 feridos estavam cinco guarda-costas de Zubaie.

O ataque de ontem ocorreu um dia depois que um foguete Katiusha explodiu a 50 metros do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante uma entrevista coletiva na Zona Verde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]