• Carregando...

Um ataque suicida matou ao menos 10 pessoas e deixou outras 26 feridas em um banco estatal na cidade iraquiana de Haditha, no norte do país, nesta quinta-feira, informaram fontes da polícia e de um hospital.

A fonte policial disse que as pessoas estavam sacando seus salários em uma agência do banco Rafidain, em Haditha, 190 quilômetros a noroeste de Bagdá, quando um homem-bomba desferiu o ataque.

"Havia uma fila de soldados do Exército em frente ao banco para pegar seus soldos quando um homem-bomba vestindo uma túnica entrou no meio deles e detonou os explosivos", disse à Reuters o tenente Alo al-Ubaidi, que estava no local.

"O número de mortos é 10, incluindo oito soldados, e há 26 feridos, incluindo 20 soldados."

Oito anos após a invasão de 2003 liderada pelos EUA, os insurgentes ainda são capazes de realizar ataques sangrentos no Iraque, apesar de a violência como um todo ter diminuído em relação ao auge dos conflitos sectários, em 2006 e 2007.

O número de mortos do ataque nesta quinta deve subir, de acordo com uma fonte de um hospital local.

"Nós recebemos 13 corpos e 13 feridos, incluindo soldados e civis, e achamos que o número de mortos vai subir porque há muitas pessoas em estado crítico entre os feridos", disse Waleed al-Hadithi, gerente do Hospital Geral de Haditah.

Haditha ganhou notoriedade quando fuzileiros navais norte-americanos foram acusados de matar 24 civis iraquianos em 2005. Testemunhas disseram que os marines simplesmente atiraram em homens, mulheres e crianças em novembro de 2005 em vingança pela morte de um colega deles vítima de uma bomba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]