• Carregando...

Bangdá – Um ataque suicida contra um funeral xiita matou ao menos 30 pessoas e feriu outras 60 em Khalis, na Província de Diyala, no norte de Bagdá, segundo informações da polícia iraquiana.

De acordo com moradores, o funeral era de um xiita que foi vítima de um ataque a tiros.

Segundo Majed Mansour, familiar que estava no local, o período de luto, que dura três dias, chegava ao fim e a família chamou os presentes para uma refeição quando houve a explosão.

"Ela veio do centro da tenda. Houve muita fumaça e corpos por todo o lado. Foi um caos total", afirmou Mansour.

De acordo com a agência de notícias France Presse, o suicida vestia um cinto de explosivos e conseguiu infiltrar-se no local devido à falta de medidas de segurança adequadas no funeral.

O atentado suicida, ocorrido às 19h (12h de Brasília) é o mais recente de uma série de ataques que atingiu Diyala — região cuja população inclui sunitas e xiitas — recentemente.

Após uma ofensiva militar lançada pelos EUA na capital, Diyala vem sendo, ao lado da Província de Anbar, um cenário cada vez mais freqüente de ataques.

A operação de segurança em curso em Bagdá é vista como a última tentativa de deter a violência sectária no Iraque e impedir que o país mergulhe em um conflito civil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]