• Carregando...
 | Sabah Arar/AFP
| Foto: Sabah Arar/AFP

2017 mal começou e ataques terroristas coordenados pelo grupo Estado Islâmico (EI) já deixaram 71 vítimas fatais. Na passagem do ano novo, 39 pessoas foram mortas em uma boate em Istambul. Em Bagdá, 32 pessoas morreram durante um atentado com carro bomba nesta segunda-feira (2).

O Estado Islâmico assumiu a autoria das duas tragédias. Por meio de sua agência de propaganda Amaq, o grupo reivindicou nesta manhã o atentado no Iraque. O ataque, ocorrido em uma praça de Cidade Sadr, um bairro situado no nordeste de Bagdá, é o segundo na capital iraquiana em 48 horas.

A responsabilidade pelas mortes na Turquia também foi confessada nesta segunda. O ataque foi na madrugada de domingo contra uma discoteca , em uma festa de réveillon.

A polícia antiterrorista de Istambul, que iniciou uma verdadeira caçada ao agressor foragido, deteve nesta segunda oito pessoas suspeitas de terem vínculos com o ataque, segundo a agência Dogan. Estas são as primeiras detenções relacionadas ao atentado reivindicado pelo EI através das redes sociais. O grupo afirmou em um comunicado que foi um dos “soldados do califado” que realizou o ataque no clube Reina, uma discoteca exclusiva situada às margens do Bósforo.

As famílias das vítimas estrangeiras, mais de 20, devem recuperar os corpos de seus parentes, mortos quando um homem invadiu a discoteca e abriu fogo contra centenas de pessoas que celebravam o ano novo.

A Turquia, membro da aliança militar Otan, faz parte de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico, e lançou uma incursão na Síria em agosto para expulsar os militantes radicais islâmicos de suas fronteiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]