Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Iraque

Ataques no último dia de festival xiita matam ao menos 36 pessoas

Ataques contra peregrinos xiitas que participam do último dia do festival religioso da Ashura mataram ao menos 36 pessoas e deixaram outras 82 feridas, disseram autoridades iraquianas, citadas pela rede CNN.

De acordo com a polícia, os peregrinos estavam a caminho de uma celebração no bairro de Kadhimiya, em Bagdá.

Em Balad Ruz, um terrorista suicida detonou explosivos no portão principal da mesquita de Ali al-Akbar. Em outra ação, homens que ocupavam dois carros abriram fogo contra um grupo de xiitas em Amil. Já em Khanaqin, uma bomba foi detonada à beira de uma estrada, no momento da passagem de fiéis. Outros quatro muçulmanos foram assassinados a tiros no bairro de Bayaa, na capital iraquiana.

Na importante festividade, dezenas de milhares de peregrinos se dirigem à mesquita do imã Hussein, neto do profeta Maomé, que morreu durante uma batalha no século VII, em Kerbala, no Iraque. O conflito provocou o cisma entre sunitas e xiitas.

Temendo a disseminação da violência pelo santuário, autoridades iraquianas deslocaram 11 mil homens do Exército e da polícia para Kerbala.

Muitos dos peregrinos cumprem rituais de autoflagelação na cidade sagrada iraquiana e em outras localidades onde há grande população xiita.

As manifestações de fé xiitas eram proibidas durante o regime de Saddam Hussein, que era sunita.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.