• Carregando...
Edifício na praça Tahir atingido por carro-bomba neste domingo (2) | LOUAI BESHARAAFP
Edifício na praça Tahir atingido por carro-bomba neste domingo (2)| Foto: LOUAI BESHARAAFP

Uma série de explosões de carros-bomba atingiu Damasco, na Síria, neste domingo (2), matando ao menos 20 pessoas e ferindo dezenas, no primeiro ataque suicida na capital do país desde março.

Segundo a agência estatal de notícias Sana, as forças de segurança perseguiam, no início da manhã, três carros-bomba que se dirigiam para o centro de Damasco. Elas conseguiram interceptar dois deles em entradas da cidades, o terceiro, porém, conseguiu chegar à praça Tahir, onde o motorista explodiu o veículo. 

O ataque ocorre no primeiro dia útil após o feriado de Eid al Fitr, a data mais importante do calendário muçulmano, quando se comemora o fim do jejum ocorrido durante o mês do Ramadã. 

A televisão estatal síria havia relatado inicialmente 8 mortos e outras 12 pessoas feridas na explosão perto da cidade velha de Damasco. Mais tarde, o Ministério das Relações Exteriores da Síria informou que eram 20 os mortos. 

Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque até o momento. Em meados de março deste ano, dois atentados suicidas foram cometidos na cidade em menos de duas horas, com saldo de 32 mortos - nenhum grupo assumiu a autoria dos ataques nesses dois casos. Cinco dias antes, um duplo ataque reivindicado pelo antigo braço da Al-Qaeda na Síria havia deixado 74 mortos. 

A Síria enfrenta uma guerra civil desde 2011. Estima-se que 470 mil pessoas já morreram no conflito e 11,2 milhões foram forçadas a deixar suas casas. O país segue em um atoleiro de violência sem perspectivas de paz no horizonte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]