• Carregando...

Um ataque com morteiros e tiros seguido de um atentado suicida da bomba no meio de um funeral resultou na morte de cerca de 30 pessoas em Miqdadiya, 100 quilômetros a nordeste de Bagdá, na província de Diyala, nesta quarta-feira. Cerca de 20 outras pessoas ficaram feridas, segundo órgãos de segurança iraquianos. O número de vítimas não está confirmado. Mas se o for, este terá sido o mais sangrento atentado no Iraque desde as eleições parlamentares de 15 de dezembro, que foram amplamente pacíficas.

O ataque ocorreu durante o funeral de uma ou mais vítimas de uma tentativa de assassinato na terça-feira. O alvo era o líder local do partido Dawa, do primeiro-ministro Ibrahim al-Jaafari. Ele ficou gravemente ferido. Um filho e um guarda-costas morreram.

Durante o enterro xiita - ainda não está claro de qual das vítimas -, um bando de insurgentes começou a disparar morteiros e tiros de armas automáticas. Enquanto as pessoas tentavam se abrigar no cemitério, um homem-bomba detonou explosivos no meio delas.

A província de Diyala, cuja capital é Baquba, está se transformando nas últimas semanas num novo reduto para grupos sunitas radicais e integrantes da Al-Qaeda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]