• Carregando...
Tesla Roadster 100 é vendido por US$ 98 mil nos EUA | Divulgação/ Tesla Motors
Tesla Roadster 100 é vendido por US$ 98 mil nos EUA| Foto: Divulgação/ Tesla Motors

Ancara – Uma poderosa bomba explodiu ontem diante de um lotado shopping center de Ancara, capital da Turquia, matando 6 pessoas e ferindo outras 80. Este é o pior atentado em uma década a atingir a capital turca, que abriga as sedes das influentes Forças Armadas, da presidência e do governo.

Nenhum grupo assumiu a autoria do atentado, mas fontes de segurança disseram que possivelmente ele foi cometido por rebeldes separatistas curdos. O chefe do Exército, general Yasar Buyukanit, disse temer que ataques similares possam ser lançados contra outras grandes cidades do país.

Segundo o primeiro-ministro Rece Tayyip Erdogan, quatro turcos e um paquistanês estão entre os mortos. No entanto, o porta-voz da Embaixada do Paquistão, Abdul Majeed Niazi, disse que oito paquistaneses ficaram feridos, mas nenhum morreu.

Erdogan, que visitou o local do atentado, também disse que as equipes técnicas estavam investigando para saber se foi um atentado suicida. "Foi uma bomba detonada por um suicida ou foi uma bomba acionada por controle remoto? Os técnicos trabalham com essas hipóteses," disse ele.

A TV privada NTV, citando fontes policiais, disse que a bomba era feita com explosivos plásticos, geralmente usados pelos rebeldes curdos. Militantes esquerdistas e extremistas islâmicos também atuam na Turquia.

"Quem alimenta os grupos terroristas? Quem está por trás deles? É isso que precisamos descobrir", disse o general Buyukanit. Anteriormente, ele disse que a Europa não estava fazendo o suficiente para impedir os simpatizantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) de fornecer ajuda ao grupo rebelde, qualificado como uma organização terrorista pelos EUA e a União Européia.

Analistas dizem que a explosão certamente aumentará as tensões antes das eleições gerais de julho, antecipadas por causa de uma crise política entre o governo de raiz islâmica e a elite secularista da Turquia.

A explosão atingiu Ancara no mesmo dia em que a capital turca hospeda uma feira industrial internacional, à qual compareceram 400 empresas de dezenas de países. O bairro de Ulus, onde ocorreu o ataque, é a cidade velha de Ancara, onde estão os museus, o velho parlamento da Turquia e a antiga mesquita da cidade.

Em 2003, caminhões-bomba dirigidos por suicidas, ligados à Al-Qaeda, destruíram duas sinagogas, o consulado britânico e uma agência bancária britânica em Istambul, matando 58 pessoas.

Em setembro de 2006, uma bomba explodiu em um ponto de ônibus na cidade de Diyarbakir, no leste da Turquia e cuja maioria da população é curda, matando 10 pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]