• Carregando...

Mais de 70 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira em um atentado suicida perto de uma base militar das tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na província de Logar, no Afeganistão, disseram várias fontes oficiais à agência de notícias local "AIP".

O terrorista, que dirigia um caminhão, detonou a carga explosiva que levava em seu corpo por volta das 7h40 locais (0h10 de Brasília) em frente ao escritório do governo do distrito de Muhammad Agha, disse à "AIP" o chefe de segurança da província, Rais Khan.

Entre os feridos, há mulheres e crianças de casas próximas, segundo uma fonte de um hospital. Khan afirmou ainda que o ataque também atingiu três policiais e dois membros do Diretório Nacional de Segurança (NDS, serviço secreto afegão).

"O caminhão parecia carregado de madeira. Foi uma explosão intensa que, além de deixar feridos, também danificou o recinto do centro distrital", destacou Khan. Segundo ele, há uma base das tropas da Otan a cerca de 40 metros do ponto do ataque.

"Sabemos que houve um ataque no distrito de Muhammad Agha. Estamos ainda reunindo informações e analisando a situação", afirmou o escritório de imprensa da missão da Otan no Afeganistão.

Um porta-voz talibã, Zabiullah Mujahid, assumiu a autoria do atentado em nome de suas milícias, que lutam para derrubar Hamid Karzai do poder no Afeganistão e para conseguir a retirada imediata dos cerca de 130 mil soldados estrangeiros desdobrados no país.

Segundo o porta-voz, o ataque foi perpetrado por um homem de 50 anos que transportava 14 toneladas de explosivos.

Nesta quinta-feira, começou no Afeganistão a segunda fase da transferência da segurança às forças afegãs por parte das tropas internacionais, que iniciaram um processo progressivo de retirada a ser concluído em 2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]