• Carregando...
Soldados inspecionam explosão de um carro-bomba no Iêmen | Stringer/Reuters
Soldados inspecionam explosão de um carro-bomba no Iêmen| Foto: Stringer/Reuters

Três países do Oriente Médio tiveram atentados suicidas ontem. As ações, que não têm relação entre si, realizadas no Iêmen, Paquistão e Afeganistão, deixaram mais de 20 mortos.

No Iêmen, pelo menos 11 pessoas, dez delas soldados, morreram em um atentado com carro-bomba contra um acampamento da polícia no sul do país, segundo a agência Saba.

O atentado suicida ocorreu no bairro de Yol Masha, na cidade de Al Mukala. Entre os feridos, há 15 militares e três civis – dois menores de idade – que passavam pelo local no momento do atentado.

Após a explosão, um grupo de homens armados tentou entrar no acampamento, em cujos arredores a polícia mantém duros confrontos com rebeldes, que, acredita-se, pertençam à organização terrorista Al-Qaeda.

Em outra região, ao menos três homens armados morreram ontem em enfrentamentos com a polícia em um posto de controle próximo ao palácio presidencial na capital iemenita, Sana.

Combatentes da Al-Qaeda fizeram vários ataques na capital nos últimos meses, inclusive contra o Ministério da Defesa.

Enquanto isso, o exército efetua uma ampla campanha contra essa organização no sul do Iêmen. Na quinta-feira passada, foi recuperada a cidade de Azan.

Afeganistão

Ao menos cinco pessoas morreram e outras 36 ficaram feridas, entre elas três soldados e várias crianças, após a explosão de um carro-bomba no sul do Afeganistão.

Os suicidas detonaram o carro às 11h30 locais (4 horas de Brasília) perto de um centro médico no distrito de Daman, na província de Kandahar. A maioria dos feridos é de crianças, além de três soldados afegãos.

Uma hora antes, soldados dos Estados Unidos estiveram no local, mas nenhum grupo, incluindo os talibãs, se responsabilizou pelo atentado.

Os talibãs afegãos anunciaram na sexta-feira passada o início, a partir de hoje, de sua tradicional ofensiva de primavera, com um aumento das operações militares para "eliminar os invasores estrangeiros", mas "sem causar dano aos civis".

O anúncio é feito no meio do processo eleitoral afegão, cuja primeira rodada aconteceu em 5 de abril e cujos resultados finais se tornarão públicos na próxima quarta-feira.

Paquistão

Pelo menos cinco pessoas morreram e 14 ficaram feridas ontem em Peshawar, no noroeste do Paquistão, após um atentado contra um centro de atendimento a refugiados, informou a imprensa local.

Segundo o jornal Dawn, um jovem que estava no centro de registro de migrantes, localizado junto a um estádio de Shahibagh, deu vários tiros antes de detonar a jaqueta onde escondia entre oito e nove quilos de explosivos.

O atentado derrubou um muro de uma mesquita que fica dentro do estádio de críquete, no momento em que os refugiados procedentes do vale de Tirrah estavam no cartório.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]