• Carregando...

Java – O terremoto que atingiu a Indonésia no último sábado triplicou a atividade do vulcão Merapi, que fica no monte de mesmo nome, também na Indonésia.

Segundo autoridades que monitoram a atividade do Merapi, em média, o vulcão tem expelido fumaça quente cerca de 150 vezes por dia, contra 50 registradas antes do tremor. "O terremoto causou uma instabilidade na cúpula de lava", disse Subandriyo, um dos técnico que analisam o vulcão. "Existe a possibilidade de ocorrer uma grande erupção", acrescentou.

O Merapi, que fica em um monte de 3 mil metros, é um dos mais ativos vulcões de todo o mundo. Chew Hoe, professor de engenharia geológica da Universidade Nacional de Cingapura, disse que a atividade do Merapi foi renovada após o tremor na Indonésia. "A localização do terremoto do último sábado e do monte Merapi é uma área de redução - processo em que uma placa tectônica da crosta terrestre é pressionada por outra - ao longo do limite das placas Euro-Asiática e India-Austrália", disse. "Essa placa do oceano é a causa do recente terremoto e da atividade do vulcão na Indonésia", explicou Chew.

David Booth, sismólogo do British Geological Survey, discorda. Para ele, o tremor não irá necessariamente causar uma erupção do vulcão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]