• Carregando...

Mais de 100 acadêmicos, ativistas e empresários da Arábia Saudita pediram por reformas, incluindo o estabelecimento de uma "monarquia constitucional", no reinado conservador do Golfo, por meio de um comunicado divulgado hoje na internet. "Vamos entregar esses pedidos ao rei Abdullah em um outro momento", disse Khaled al-Dakhil, professor de ciências políticas da Unigersidade do Rei Sau e um dos 123 signatários da petição.

"Temos fortes esperanças de que essas reformas serão implementadas", disse Dakhil à agência de notícias AFP. "Agora é o momento", completou. A petição publicada na internet pede pela eleição, e não indicação, de um conselho consultivo Shura, além da criação de uma monarquia constitucional - uma demanda que levou à prisão de ativistas de 2003 a 2004.

Ela também pede pela ampliação da participação das mulheres na vida social e política do país. A Arábia Saudita controla um quarto das reservas de petróleo do mundo, mas o desemprego entre os jovens é de 10% e as mulheres são amplamente excluídas da força de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]