• Carregando...

O ônibus espacial Atlantis se desacoplou neste domingo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para iniciar sua viagem de volta à Terra, após uma missão de uma semana que retomou a construção do complexo. A aterrisagem da nave no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, está prevista para as 5h57m de quarta-feira.

As escotilhas dos compartimentos que separam o ônibus espacial da estação foram fechadas e os seis astronautas do Atlantis e os dois da ISS comprovaram que não havia infiltrações. Mais cedo, eles se despediram com abraços e apertos de mão.

Após se desconectar da estação espacial, o Atlantis fez um vôo ao redor da ISS a uma distância de aproximadamente 200 metros. O objetivo era permitir que a tripulação tirasse fotos das modificações realizadas no complexo.

A principal tarefa da missão foi a instalação de painéis solares na ISS, que ajudarão a duplicar a geração de energia na estação. Os equipamentos, que custaram US$ 372 milhões, não vão gerar eletricidade até a próxima missão da Nasa, prevista para dezembro.Astronautas da ISS e do Atlantis se despedem - Nasa TV

Os astronautas do Atlantis fizeram três caminhadas espaciais durante a missão , para instalar os painéis e realizar outras tarefas.

A missão "STS-115" do Atlantis é liderada pelo comandante Brent Jett, e conta com o piloto Christopher Ferguson e os especialistas Heidemarie Stefanyshyn-Piper, Joseph Tanner, Daniel Burbank e Steven G. MacLean.

As obras de construção da ISS estavam suspensas desde o acidente com o ônibus espacial Columbia, em 2003.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]