• Carregando...
Ativista foi preso pela polícia de Denver em 2000 | Mark Leffingwell/ AFP
Ativista foi preso pela polícia de Denver em 2000| Foto: Mark Leffingwell/ AFP

O americano Russell Means, ativista do movimento indígena que atuou em filmes de Hollywood como "O Último dos Moicanos" e "Assassinos por Natureza", morreu nesta , aos 72 anos. Segundo Glenn Morris, seu representante, Means tinha um câncer no esôfago que se espalhou para sua língua, pulmões e gânglios linfáticos. Ao saber que o câncer era inoperável, Means abandonou o tratamento que fazia e passou a ser medicado com ervas e remédios indígenas tradicionais.

Means foi o primeiro diretor nacional do American Indian Movement(movimento indígena americano, em tradução livre) e organizou uma série de protestos nas décadas de 1960 e 1970 para chamar a atenção para a situação dos índios no Estados Unidos.

Em uma de suas ações mais controversas, ele liderou a ocupação armada da cidade de Wounded Knee, no Estado de Dakota do Sul, em fevereiro de 1973. Centenas de índios tomaram a cidade em um cerco de 71 dias, que incluiu batalhas com agentes federais e resultou em duas mortes.

Em 1992, ele participou pela primeira de vez de um filme: viveu o personagem Chingachgook em "O Último dos Moicanos". Dois anos depois, apareceu em "Assassinos por Natureza", de Oliver Stone. Fez ainda a voz do chefe Powhatan em "Pocahontas", em 1995, e participou da série "Segura a Onda", de Larry David, em 2004.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]