• Carregando...
Programas como a Orquestra Nacional Juvenil são inspirados em  El Sistema, o programa venezuelano para jovens musicistas | Christopher Gregory para The New York Times
Programas como a Orquestra Nacional Juvenil são inspirados em El Sistema, o programa venezuelano para jovens musicistas| Foto: Christopher Gregory para The New York Times

Apesar do envelhecimento do público interessado em música clássica — ou talvez justamente por causa disso — as orquestras norte-americanas e grandes instituições musicais dos EUA estão de olho nos jovens, oferecendo programas cada vez mais ambiciosos, incluindo até opções internacionais para conquistar e ensinar a próxima geração de músicos.

E as abordagens são as mais variadas. Alguns se inspiram em El Sistema, a iniciativa venezuelana que usa a educação na música clássica para auxiliar crianças carentes. A Filarmônica de Los Angeles, por exemplo, disse que estava criando uma rede de aproximadamente 60 programas musicais norte-americanos influenciados pela fórmula venezuelana, muito elogiada por sinal, mas também motivo de curiosidade em termos do papel que representa na política daquele país.

O projeto reunirá os jovens participantes e culminará em um festival nacional, em 2017, para atrair estudantes a Los Angeles e tocar sob a batuta de Gustavo Dudamel, o fruto mais famoso de El Sistema e diretor da Filarmônica.

Outras estão se movimentando para estabelecer uma versão norte-americana do tipo de orquestra jovem que surgiu em outros países. A Orquestra Nacional Juvenil dos EUA, criada em 2013 por alguns dos melhores músicos da nação, pretende fazer uma turnê pela China em meados deste ano com Charles Dutoit, ex-maestro da Orquestra da Filadélfia.

A Filarmônica de Nova York já iniciou parcerias com a Universidade de Michigan e com a Academia da Orquestra de Xangai, para onde irá em julho para uma série de concertos e workshops voltados aos estudantes de música locais.

No mesmo mês a Sinfônica Nacional Juvenil também estará na cidade chinesa. Clive Gillinson, diretor executivo do Carnegie Hall disse em nota: "Apostamos que a primeira turnê da orquestra será uma tremenda oportunidade para descobertas musicais e culturais de todos os envolvidos".

Em Los Angeles, o projeto é um pouco diferente, pois pretende não só ensinar música como ajudar as crianças com oportunidades restritas.

Na Venezuela, o sistema beneficia milhares de jovens e ganhou elogios calorosos de muitos nomes importantes do setor – mas por ser financiado pelo governo também gerou muitas críticas pela proximidade aos regimes de Hugo Chávez e seu sucessor, Nicolás Maduro.

A organização nacional El Sistema USA age como uma rede de apoio e defesa para grupos norte-americanos e, junto com a FundaMusical venezuelana, pretende criar um novo programa.

As iniciativas para cativar e atrair os jovens podem até ser diferentes, mas isso não impede que atuem em conjunto: quando a Orquestra Nacional Juvenil esteve em Los Angeles, em 2014, seus músicos ensaiaram lado a lado com os estudantes do projeto da Filarmônica local, tocando "Tico Tico" e a versão de Ravel para "Quadros de uma Exposição".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]