• Carregando...
Aung San Suu Kyi faz registro para concorrer às eleições em Mianmar | AFP PHOTO/Soe Than WIN
Aung San Suu Kyi faz registro para concorrer às eleições em Mianmar| Foto: AFP PHOTO/Soe Than WIN

A opositora birmanesa Aung San Suu Kyi depositou nesta quarta-feira sua candidatura para as eleições parciais de primeiro de abril, pela primeira vez em sua carreira política, constatou um fotógrafo da AFP.

A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz se apresenta pela Liga Nacional pela Democracia (LND) no distrito de Kawhmu, perto de Yangun, em eleições consideradas pelo Ocidente como uma prova das ambições democráticas do novo regime de Mianmar.

Suu Kyi já estava presa durante as eleições de 1990, nas quais a LND humilhou o regime militar ao conquistar 392 dos 485 assentos em disputa. Resultados que o regime se negou a validar.

A atual candidata foi libertada de sua prisão domiciliar uma semana após as eleições de novembro de 2010, nas quais os birmaneses precisaram escolher, pela primeira vez em 20 anos, assembleias nacionais e regionais, nas quais 25% dos assentos eram reservados aos militares.

O partido criado especialmente pela junta, no poder na época, obteve uma vitória esmagadora, após suspeitas de fraude e de uma campanha duvidosa, em eleições que o Ocidente considerou uma farsa.

Posteriormente, no entanto, a junta no poder há meio século se autodissolveu e transferiu em março seus poderes a um governo "civil", que é controlado por ex-militares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]