• Carregando...

A marinha australiana encontrou o que parece ser os restos de seu primeiro submarino, perdido em Papua Nova Guiné nos meses iniciais da Primeira Guerra Mundial, informou o governo na quinta-feira.

Um navio da marinha passou a última semana procurando em águas do Pacífico, na ilha de New Britain de Papua Nova Guiné, pelo submarion AE1 que desapareceu em setembro de 1914 matando todos os 35 membros da tripulação.

O ministro-assistente da Defesa, Bruce Billson, informou que o HMAS Benalla encontrou um ``grande objeto feito pelo homem'', de cerca de 30 metros de comprimento, no fundo do mar de Rabaul. Ele, entretanto, permaneceu cauteloso quanto ao sucesso da busca pelo submarino perdido.

``Ainda é muito cedo para especular sobre o que é o objeto detectado pelo HMAS Benalla'', disse Billson, acrescentando que câmeras por controle remoto serão utilizadas para fazer a identificação.

As águas ao redor de Rabaul contêm muitos destroços de navios da época da Segunda Guerra Mundial, quando a cidade e seu porto foram usados como uma base-chave da marinha japonesa e seus submarinos.

A perda do AE1 tem sido um recorrente mistério para a Austrália. Uma breve busca em 1914 não achou nenhum traço da embarcação. Reconstituições dos movimentos da marinha alemã indicam que é pouco provável que o submarino tenha sido atacado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]