• Carregando...
Psiquiatras autorizados poderão prescrever MDMA para o tratamento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e a psilocibina para casos de depressão resistente a outros tipos de tratamento.
Psiquiatras autorizados poderão prescrever MDMA para o tratamento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e a psilocibina para casos de depressão resistente a outros tipos de tratamento.| Foto: Unsplash

A Austrália tornou-se neste sábado (1º) o primeiro país a regulamentar o uso da droga MDMA, o ecstasy, e da psilocibina, substância psicoativa dos cogumelos alucinógenos, para o tratamento de doenças mentais. Mesmo continuando a serem consideradas drogas ilegais no país, psiquiatras autorizados poderão prescrever MDMA para o tratamento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e a psilocibina para casos de depressão resistente a outros tipos de tratamento.

“A psilocibina e o MDMA são relativamente seguros quando usados ​​em um ambiente medicamente controlado sob a supervisão de profissionais de saúde adequadamente treinados e nas dosagens que foram estudadas em ensaios clínicos”, disse a Administração de Produtos Terapêuticos da Austrália (TGA, na sigla em inglês) ao anunciar a mudança.

De acordo com reportagem da CNN, psiquiatras e pesquisadores australianos estão preocupados com a mudança, uma vez que as substâncias ainda não foram formalmente aprovados para o tratamento de quaisquer transtornos de saúde mental pela Food and Drug Administration (FDA), órgão de saúde norte-americano. “É cedo em comparação com o processo usual de desenvolvimento e lançamento de novos tratamentos”, disse a psiquiatra clínica Colleen Loo, professora de psiquiatria da Universidade de New South Wales e do Black Dog Institute em Sydney à CNN.

“A questão principal é que o público entenda isso, e não pense que a TGA disponibilizando esses medicamentos significa que o nível de evidência de eficácia e segurança é comparável ao normalmente exigido para novos tratamentos, antes de serem aprovados para uso clínico”, disse Loo, que fazia parte de um comitê diretor do Royal Australian and New Zealand College of Psychiatrists (RANZCP), organização que representa a especialidade médica da psiquiatria na Austrália e na Nova Zelândia, responsável pela elaboração das orientações sobre como o tratamento deve ser abordado e monitorado.

Em outros países, como Canadá e nos Estados Unidos, o uso médico das substâncias só é permitido em ensaios clínicos ou casos específicos, embora o uso pessoal já seja legal, com no estado do Oregon, onde o uso pessoal de psilocibina para maiores de 21 anos é permitido desde 2020. Em outubro de 2022, Alberta se tornou a primeira província do Canadá a regulamentar o uso de drogas psicodélicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]