• Carregando...

Cairns - Milhares de pessoas deixaram suas casas, fugindo da rota prevista para um ciclone que deverá chegar à Austrália nas próximas 24 horas. Autoridades advertiram ontem que quase certamente o fenômeno causará danos ge­­neralizados no estado de Que­­ens­­land, ainda sofrendo com grandes enchentes. Militares australianos transportaram 250 pacientes por aviões a Brisbane, a capital estadual de Queensland, que fica 1.700 quilômetros ao sul da re­­gião que deverá ser atingida pelo ciclone.

Hospitais na cidade turística de Cairns, em Queensland, foram esvaziados, com voos levando os doentes e idosos para locais seguros mais ao sul da rota prevista do ciclone. A previsão é que o aeroporto de Cairns feche durante o dia de hoje, antes da passagem do fenômeno.

O ciclone Yasi deve chegar à costa australiana no fim do dia ou no início desta quinta-feira, com rajadas de 250 quilômetros por hora, informou o Escritório de Meteorologia da Austrália.

Alerta geral

A previsão é que até um metro de chuva possa cair sobre algumas comunidades. Muitas partes de Queensland já estão saturadas com meses de chuvas e enchentes, ainda que essas enchentes tenham atingido cidades mais ao sul da rota imediata do Yasi.

A primeira-ministra de Queens­­land, Anna Bligh, disse que a previsão é para a vinda de uma "gran­­de tempestade – é uma tempestade monstro, ma­­tadora". Por is­­so, segundo ela, não apenas as áreas costeiras es­­tão ameaçadas.

Há advertências para uma faixa costeira de 1.600 quilômetros. Ontem, as companhias aéreas es­­tavam realizando voos extras pa­­ra retirar as pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]