• Carregando...
Autoridades temem que os restos do prédio venham abaixo com a chegada de uma tempestade tropical.
Autoridades temem que os restos do prédio venham abaixo com a chegada de uma tempestade tropical.| Foto: EFE

Os restos da torre do condomínio que desabou parcialmente no último dia 24 em Surfside, nos arredores de Miami, serão implodidos na noite deste domingo (4). As buscas por sobreviventes em meio aos escombros foram suspensas e especialistas trabalham agora para instalar os explosivos no que restou dos 12 andares da Champlain Towers South. Os socorristas resgataram os corpos de 24 mortos, e outras 121 pessoas seguem desaparecidas.

Familiares das vítimas foram avisados com antecedência sobre a decisão de demolir o restante da torre. Desde a queda parcial do prédio, nenhum sobrevivente foi localizado pelas equipes de socorro. Charles Burkett, prefeito de Surfside, relatou à imprensa local que a estrutura instável do prédio poderá ruir e causar danos irreparáveis às equipes de socorristas caso seja atingida pelos fortes ventos da tempestade tropical Elsa, prevista para chegar à Flórida na terça-feira (6).

“É óbvio que aquela construção tinha problemas. Nós concordamos que a única solução para este problema é eliminá-lo por completo”, disse o prefeito. Segundo Burkett, o processo de demolição deve ser concluído em questão de dias.

A prefeita do Condado de Miami-Dade, Cava Levine, afirmou que a suspensão na busca por corpos é apenas temporária. Drones e equipamentos de mapeamento em 3D estão sendo deslocados ao local do acidente para ajudar a localizar os desaparecidos. “Vamos recomeçar as buscas e os resgates em todos os pontos da pilha de destroços assim que pudermos ter um acesso seguro ao local”, disse Levine.

Outros prédios nos arredores foram evacuados e passarão por inspeção. As causas da queda ainda não estão claras, mas há informações de que um relatório técnico de 2018 já havia apontado grandes diferenças entre o projeto original e a csontrução. Ainda não há informações sobre eventuais ressarcimentos aos proprietários e moradores desabrigados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]