• Carregando...

Autoridades paranaenses lamentaram na manhã desta quarta-feira a morte da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, aos 75 anos, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança. A médica morreu vítima do forte terremoto que atingiu o Haiti na terça-feira matando ao menos quatro militares brasileiros.

Em Brasília, o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), decretou luto oficial de três dias no estado. "Grande perda para o Brasil e dor para os amigos", declarou em seu Twitter.

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), também por meio do microblogs comentou a morte de Zilda. "Não há sensação de perda maior. A humanidade perde com a ausência dela", disse Richa, que está em Washington (EUA).

Em nota, Richa disse ainda que Zilda foi pioneira e precursora em métodos e iniciativas de apoio e defesa da criança. "Seus programas de ação modelaram e inspiraram projetos mundo afora, salvando a vida de milhares de crianças e adolescentes".

Também em nota o vice-governador do estado, Orlando Pessutti (PMDB), lamentou a perda de Zilda. Ele a descreveu como "uma pessoa espetacular que muito fez por nossas crianças e pela sociedade".

No Twitter, o deputado federal André Vargas (PT), ressaltou o trabalho que a coordenadora da Pastoral da Criança realizava. "Zilda morreu executando o que mais gostava: a defesa da vida humana. Um país todo de Luto", escreveu.

A presidente do PT no Paraná, Gleisi Hoffmann, classificou a fatalidade como "uma perda lastimável".

Irmã do cardeal-arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, Zilda estava em Porto Príncipe para um encontro com bispos e realizaria, às 10h desta quarta-feira, uma palestra sobre a Pastoral da Criança na Conferência Nacional dos Religiosos do Caribe. Na quinta-feira, teria um encontro com representantes de ONGs. A viagem de volta ao Brasil estava prevista para sexta-feira (15).

Ela caminhava pelas ruas de Porto Príncipe ao lado de um sargento do Exército Brasileiro - que não foi identificado – quando foi atingida pelos escombros de um prédio que ruiu com o terremoto. Os dois foram atingidos e morreram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]