• Carregando...
Atacante holandês Van Persie marcou na vitória do Manchester | Phil Noble/Reuters
Atacante holandês Van Persie marcou na vitória do Manchester| Foto: Phil Noble/Reuters

Uma grande avalanche atingiu um grupo de montanhistas em um pico da cordilheira do Himalaia no Nepal ontem, deixando pelo menos onze mortos e muitos desaparecidos. Entre os montanhistas, estavam cidadãos franceses, alemães e espanhóis.

O agente policial Basanta Bahadur Kuwar disse que os corpos do guia nepalês e de um homem alemão foram recuperados e que pilotos de resgate avistaram outros sete corpos nas encostas do Monte Manaslu, oitava montanha mais alta do mundo, com pouco mais de 8 mil metros de altura, localizada no norte do Nepal.

Outros dez membros do grupo de montanhistas sobreviveram à avalanche, mas muitos se machucaram e foram levados para hospitais em helicópteros de resgate, acrescentou o agente. Um piloto de resgate identificado como Pasang disse que três franceses e dois alemães feridos foram transportados para hospitais em Katmandu. Ele afirmou ainda que as equipes de resgate estavam tentando levar os corpos dos mortos na avalanche de volta para o acampamento na base da montanha. Contudo, segundo o agente Kumar, as condições climáticas estavam piorando e não seria possível continuar as buscas áreas sobre a montanha na tarde de ontem. As identidades das vítimas ainda estavam sendo confirmadas.

Steven Bruce Bokan, um dos pilotos de helicópteros envolvidos nos trabalhos de resgate, disse que "um total de 11 corpos foram enviados à base" por ele e seus companheiros e confirmou que os dois que ele transportou eram nepaleses.

Além disso, Bokan revelou que o número de desaparecidos na montanha poderia chegar a 38, segundo lhe explicou a encarregada de coordenar os trabalhos de resgate na base, Nima Sherpa.

Barulho alto

O alpinista alemão Andreas Reitero, de 26 anos, disse que estava dormindo em sua barraca quando a avalanche chegou, às 4 horas (horário local). Seu acampamento foi montado a cerca de 7 mil metros acima do nível do mar, a 100 quilômetros a noroeste da capital.

"Foi um barulho muito alto. Fiquei com medo", disse Reitero no hospital em Katmandu depois de ser resgatado da montanha por um helicóptero.

"Eu fiquei tão confuso que não posso dizer a distância que fui carregado ou quantas pessoas estavam no acampamento na hora da avalanche", disse ele, que está sendo tratado por uma lesão nas costas.

A avalanche atingiu os montanhistas em um acampamento montado a 7 mil metros de altitude. Eles estavam se preparando para seguir em direção do cume do monte, a 8.156 metros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]