• Carregando...
Obama em Chicago, sua base política | Jim Young/Reuters
Obama em Chicago, sua base política| Foto: Jim Young/Reuters

A taxa de aprovação do presidente Barack Obama teve leve melhora na última semana. De acordo com a última pesquisa, realizada entre os dias 24 e 26 de outubro pelo instituto Gallup, a aprovação de Obama ficou em 43%.

No rastreamento diário, a taxa se manteve entre 42% e 43% em ca­­da um dos últimos sete dias. Nas duas semanas anteriores, a média estava em torno de 40% ou abaixo disso.

De modo mais abrangente, a aprovação de Obama ficou em média em 40% de 1.º a 19 de outubro, mas subiu para 43% desde o último dia 20.

O Instituto Gallup, que fez a pesquisa, atribui o aumento da aprovação de Obama a dois fatos recentes na política externa: a morte do ex-ditador líbio Mua­mmar Gaddafi e o anúncio de que as tropas americanas no Iraque serão retiradas até o dia 31 de dezembro.

Outro fator que pode ter contribuído foi a melhora do mercado de ações dos Estados Unidos neste mês, principalmente na semana passada. O pequeno impulso positivo na avaliação dos americanos com relação ao governo Obama inverte a tendência de queda vista nos últimos meses.

Obama também viu uma alta em sua aprovação em maio deste ano, quando os Estados Unidos encontraram e mataram o terrorista Osama bin Laden. Essa avaliação positiva continuou por algumas semanas, antes de iniciar a tendência de baixa dos meses seguintes.

Mesmo com a pequena melhora dos últimos dias, Obama continua com a aprovação abaixo da média da maioria dos ex-presidentes em primeiro mandato. Apenas Jimmy Carter, com uma média de aprovação de 31%, em outubro de 1979, teve uma avaliação pior que Obama em outubro do seu terceiro ano de governo.

Historicamente, presidentes nos EUA são reeleitos quando têm uma aprovação média em torno de 50% ou mais no dia da eleição, apesar de George W. Bush ter sido reeleito com 48% de apoio em 2004.

As eleições presidenciais nos Estados Unidos serão em novembro do próximo ano. O Partido Republicano ainda não escolheu o adversário de Obama na disputa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]