• Carregando...

Curitiba – Um momento inédito para a história da aviação mundial está marcado para amanhã, em Dayton (Ohio/EUA). É o vôo conjunto do Flyer, avião projetado pelos norte-americanos Orville e Wilbur Wright, e o Demoiselle, considerado um dos melhores aviões do brasileiro Alberto Santos Dumont. Pela primeira vez na história os dois aviões voarão juntos. Brasileiros e norte-americanos vão celebrar este momento esquecendo a antiga rixa sobre quem é o Pai da Aviação.

O feito, que será transmitido por satélite pela Nasa (agência espacial norte-americana) para todo o mundo, está sendo promovido pela Fundação Irmãos Wright, dirigida por Amanda Wright, neta de um dos irmãos Wright.

Criado pelo Instituto Arruda Botelho (IAB), o Projeto Demoiselle quer prestar homenagem "ao gênio Alberto Santos Dumont". O presidente do IAB, Fernando de Arruda Botelho, que é piloto comercial há 40 anos, comandará o Demoiselle. "Fui convidado por Amanda para participar deste evento. É um momento de reconhecimento de Santos Dumont nos EUA", disse Botelho em entrevista por telefone à Gazeta do Povo. Botelho conta que terminou este ano a réplica do Demoiselle que irá pilotar amanhã. "Tivemos todo o apóio logístico da Força Aérea Brasileira para transportar esta réplica aos EUA."

Três combatentes da 2ª. Guerra Mundial foram convidados pelo IAB para acompanhar o evento, diz Botelho. São os brigadeiros: Rui Moreira Lima, Fernando Corrêa Rocha e José Ribeiro Meira Vasconcelo.

O Demoiselle, que é tido como o segundo melhor avião criado por Santos Dumont, não é tão conhecido como o 14 BIS. Os especialistas dizem que este modelo, que influenciou a indústria da aviação no início do século 20, possui uma excelente estrutura.

O IAB construiu três réplicas do Demoiselle. Além da que está em Dayton, outra será exibida no Smithsonian National Air and Space Museum, em Washington.

Amanhã uma das réplicas do avião estará no Jockey Club de São Paulo, que está homenageando a Força Aérea Brasileira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]