• Carregando...

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, chegará na segunda-feira ao México na primeira visita de Estado de um governante estrangeiro ao país durante o novo Governo, do presidente Felipe Calderón.

Bachelet se reunirá com Calderón na terça-feira, quando os dois presidentes assistirão à apresentação do conselho do Acordo de Associação Estratégica assinado pelos dois países em janeiro de 2006.

A Secretaria de Relações Exteriores mexicana informou em comunicado que o objetivo do organismo será "fortalecer a relação bilateral em matéria política, econômica, comercial e de cooperação".

- Nas reuniões que os presidentes do México e do Chile farão serão revisados os principais temas da agenda bilateral e assuntos de interesse mútuo, tanto do âmbito regional como internacional - afirma o comunicado da Chancelaria.

A nota acrescenta que os dois Governos "assinarão instrumentos de cooperação em matéria de compras de Governo, política florestal e fitossanitária, e a celebração do bicentenário da Independência dos dois países" durante a visita de Bachelet ao México.

Na área econômica, "a relação se caracteriza por um crescente dinamismo que abrange hoje um comércio bilateral no valor de mais de US$ 3 bilhões, o que faz do Chile o segundo parceiro comercial do México na América Latina".

- O México e o Chile são duas nações com profundas afinidades históricas e culturais, empenhadas em consolidar seus respectivos projetos nacionais de democracia e desenvolvimento, e em contribuir positivamente ao desenvolvimento regional - afirma a nota.

Fontes chilenas informaram também que durante a visita o presidente Calderón dará a Bachelet a Ordem da Águia Asteca, em reconhecimento aos esforços do governante socialista para estreitar as relações bilaterais.

Domingo, em entrevista ao jornal "El Universal", a presidente chilena afirmou que os dois países deviam fortalecer a relação bilateral e tentar fazer com que a mesma seja "mais estratégica".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]