• Carregando...
Richardson (esq.) tem "experiência e conhecimento" para ajudar no combate à crise, diz Obama | Jeff Haynes / Reuters
Richardson (esq.) tem "experiência e conhecimento" para ajudar no combate à crise, diz Obama| Foto: Jeff Haynes / Reuters

Veja a nomeação de Bill Richardson como secretário de Comércio

Saiba quem é Bill Richardson, futuro secretário de Comércio de Obama

Anunciado nesta quarta-feira (3) como secretário de Comércio do futuro governo de Barack Obama, Bill Richardson, de 61 anos, é um veterano político do Partido Democrata.

Richardson nasceu em Pasadena (Califórnia), em 15 de novembro de 1947, filho de María Luisa López-Collada Márquez, conhecida figura da alta sociedade mexicana, e William Blaine Richardson, um executivo do Citibank de origem nicaragüense.

Leia a matéria completa

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira (3) em comunicado seguido de entrevista a nomeação de Bill Richardson, governador democrata do Novo México, como o secretário de Comércio do futuro governo.

Em entrevista coletiva em Chicago, a sexta desde sua vitória nas eleições de 4 de novembro, Obama disse que Richardson tem "experiência e conhecimento" para ajudar no combate à crise econômica que abate o país.

Segundo Obama. Richardson entende que o sucesso das empresas em lugares como Detroit depende de sua capacidade de vender produtos em lugares como Santiago do Chile ou Xangai.

Ao agradecer pela nomeação, Richardson disse que o Departamento de Comércio é "vital" na recuperação econômica do país e afirmou que concorda com as metas de Obama sobre "criação de emprego, crescimento econômico, desenvolvimento sustentável e melhora da qualidade de vida".

Em espanhol, o governador agradeceu à comunidade latina pelo seu "apoio e confiança" e pelos votos que deu a Obama em 4 de novembro.

Ele também lançou uma mensagem aos países da América Latina. "Temos de fortalecer nossos laços e recordar a importância de um hemisfério unido", disse.

Cogitado

Em novembro, o nome de Richardson chegou a ser cogitado pela imprensa americana para assumir o cargo máximo da diplomacia americana. Mas logo seu nome perdeu terreno para o da ex-primeira-dama Hillary Clinton, que acabou ficando com o cargo.

Apesar de sua longa relação com os Clinton, o governador apoiou Obama durante as prévias do partido, o que fez os assessores de Hillary Clinton, derrotada nas primárias, chamarem Richardson de "traidor".

Ele deve substituir Carlos Gutiérrez, promotor do livre-comércio com países da América Latina e "porta-voz" do governo George W. Bush sobre assuntos relacionados a Cuba, seu país de origem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]