• Carregando...
Sede do BCRA, em Buenos Aires: foi o terceiro ajuste dos juros na Argentina desde a posse de Javier Milei, quando a taxa era de 133%
Sede do BCRA, em Buenos Aires: foi o terceiro ajuste dos juros na Argentina desde a posse de Javier Milei, quando a taxa era de 133%| Foto: Wikimedia Commons

O Banco Central da Argentina (BCRA) voltou a baixar na quinta-feira (11) sua taxa de juros de referência, de 80% para 70%, em um contexto em que se observa uma “desaceleração” da inflação, segundo um comunicado oficial da instituição.

Esse é o terceiro ajuste da taxa de juros aplicado pelo BCRA desde que o presidente do país, Javier Milei, tomou posse em dezembro do ano passado, quando ela era de 133%.

“Após a correção inicial dos preços relativos em dezembro de 2023 [com uma forte desvalorização do peso ante o dólar], observa-se uma desaceleração acentuada da inflação, apesar do forte arrastamento estatístico que carrega a inflação nas suas médias mensais”, afirmou o BCRA no comunicado.

A instituição monetária advertiu ainda que “nos próximos meses assumirão maior relevância” as “medições de inflação subjacente [sem preços regulados ou sazonais], tendo em conta os ajustes de tarifas reguladas de serviços públicos anunciados”.

Tendo em conta “a evolução da situação econômica e das condições de liquidez”, o BCRA flexibilizou também o acesso ao mercado livre de câmbio para que as micro, pequenas e médias empresas possam pagar suas importações em 30 dias - em um cenário de fortes restrições cambiais - e pagar adiantamentos até 20% sobre bens de capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]