• Carregando...

BRUXELAS - A Bélgica investiga uma mensagem encontrada na internet que convida os internautas a "um encontro no sábado, dia 12 de novembro, no centro de Bruxelas, para destruir e incendiar tudo, como na França", informa o jornal belga "La Dernière Heure".

O jornal, que localizou a mensagem em um blog, não forneceu, por razões de segurança, o endereço nem o conteúdo preciso da mensagem. A polícia de Bruxelas não pretende comentar o convite à revolta, mas confirmou estar a par dos fatos.

- Nós sabemos e agora eles também sabem que nós sabemos - limitou-se a afirmar o porta-voz da polícia.

Os serviços de segurança da Bélgica estão em estado de alerta máximo há vários dias, em especial desde que atos de violência explodiram nas periferias de muitas cidades francesas. O porta-voz do Tribunal de Bruxelas confirmou "que a ameaça lançada na internet foi seriamente levada em consideração". Os atos de violência na França estão repercutindo na Bélgica, onde pelo quarto dia consecutivo foram registrados casos isolados de incêndios de automóveis e cabines telefônicas.

Segundo os dados divulgados pelo governo belga, na noite de quarta-feira foram incendiados 15 automóveis em Anversa, Bruxelas, Lokeren, Malines e Ledeberg. Apenas em Bruxelas os bombeiros efetuaram 25 operações para conter incêndios.

O governo afirma que "são fatos isolados e em nenhum momento se assistiu a tensões elevadas ou revoltas". Mas a situação continua sensível. Na Bélgica, os imigrantes representam cerca de 10% da população total. As comunidades marroquinas e turcas são as maiores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]