Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
europa

Berlusconi deixa coalizão do governo da Itália após ruptura em partido

O futuro político do bilionário de 77 anos de idade está balançando, após ele ter sido condenado por fraude fiscal em agosto

Silvio Berlusconi disse neste sábado que seu partido de centro-direita deixou a coalizão governista do primeiro-ministro italiano Enrico Letta, mas disse que não tem os números para derrubar o governo.

Seus comentários foram feitos após a deserção na sexta-feira de um grupo liderado pelo ministro do Interior, Angelino Alfano, ex-secretário do partido Povo da Liberdade, que desafiou Berlusconi e formou um grupo separado que se comprometeu a permanecer no governo.

Falando em um congresso para rebatizar o partido Povo da Liberdade (PDL ) como Forza Italia, o nome original de seu movimento político, Berlusconi disse que sua expulsão iminente do parlamento, com o apoio do Partido Democrata de centro-esquerda de Letta, significava a coligação não poderia continuar.

"É muito difícil pensar que podemos continuar aliados no parlamento e, acima de tudo sentados na mesma mesa do gabinete, com alguém que quer matar o seu líder politicamente", disse Berlusconi em uma reunião do partido.

O grupo de Alfano, que deverá incluir um par de dezenas de parlamentares, deve garantir apoio suficiente no Parlamento para Letta, que sobreviveu a um voto de confiança, no mês passado, com a ajuda dos rebeldes PDL.

"Neste momento, após a decisão tomada por 23 dos nossos senadores em 2 de outubro, não somos capazes de derrubar o governo", disse Berlusconi.

O futuro político do bilionário de 77 anos de idade está balançando, após ele ter sido condenado por fraude fiscal em agosto, abrindo o caminho para sua esperada expulsão do parlamento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.