• Carregando...

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, disse nesta segunda-feira (15) que não existem alternativas para a empresa aérea Alitalia SpA, além do plano de resgate proposto pela Compagnia Aerea Italiana, ou CAI.

Berlusconi foi a um talk-show da televisão italiana e disse que todas as partes envolvidas no plano de resgate da empresa aérea comercial mais importante do país precisam ter conhecimento sobre a sua real situação. Segundo ele, não existem alternativas ao plano de resgate, já apresentado aos sindicatos dos trabalhadores.

Berlusconi, citado pelas agências de notícias italianas ANSA e Apcom, disse não saber se será questão de dias e liquidação da empresa, se um acordo não for fechado rapidamente.

Algumas fontes disseram que a Alitalia poderá ser liquidada em horas, na terça-feira. "Eu espero que não seja esse o caso. Mas certamente é uma questão de um período muito curto", disse Berlusconi.

Berlusconi também culpou os sindicatos dos trabalhadores da empresa aérea pela falência da Alitalia, ao notar que o governo italiano fez tudo o que podia para salvar a empresa da falência, "ao fazer empréstimos e encontrar empresários italianos prontos a investir na Alitalia".

Nesta segunda-feira, no entanto, quatro dos sindicatos de trabalhadores da Alitalia voltaram à mesa de negociações. A empresa aérea declarou falência há duas semanas, pedindo proteção contra os credores para se reorganizar sob um plano apoiado pelo governo italiano, que prevê a injeção de € 1 bilhão (US$ 1,4 bilhão) para impedir que a empresa fique insolvente e seja liquidada. Sob o plano, os investidores farão a fusão da Alitalia com uma empresa aérea italiana de menor porte, a Air One. Os investidores também buscarão uma aliança com uma companhia aérea européia maior, provavelmente a Air France-KLM. O plano prevê a demissão de 3,2 mil funcionários, menos que os 5 mil que o ministro do Trabalho, Maurizio Sacconi, calculou que seriam demitidos. A Alitalia foi declarada falida em 29 de agosto. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]