• Carregando...
O Partido do Povo Indiano (BJP), ao qual pertence o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, é o principal fiador dessa ideia
O Partido do Povo Indiano (BJP), ao qual pertence o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, é o principal fiador dessa ideia| Foto: EFE/EPA/BERTRAND GUAY

Atualmente o país mais populoso do mundo, a Índia pode estar prestes a tomar uma decisão histórica ao mudar seu nome oficial para um novo: Bharat.

Bharat é um termo em sânscrito (língua ancestral da Índia) que também significa Índia. De acordo com uma história da mitologia hindu, Bharat também era o nome de um rei lendário que governou o subcontinente indiano (correspondente hoje à própria Índia, ao Paquistão, Sri Lanka, Nepal e Butão).

Também se acredita que Bharat seja uma forma abreviada de Bharata Varsha, que significa "a terra dos descendentes de Bharat".

Bharat é um dos dois nomes oficiais da Índia, de acordo com a Constituição do país, que estabelece em seu primeiro artigo que o país se chama "Índia, que é Bharat". No entanto, o uso de Bharat tem sido mais comum entre os falantes de hindi e outros idiomas indígenas, enquanto Índia tem sido mais utilizada pelos falantes de inglês e outros idiomas estrangeiros.

Quais são as razões para a mudança de nome?

A possível mudança de nome da Índia para Bharat está sendo impulsionada pelo partido no poder, o Partido do Povo Indiano (BJP), que possui uma ideologia nacionalista hindu.

Fontes confirmaram à emissora americana CNBC-TV18 que é provável que uma resolução para a mudança de nome seja aprovada em uma sessão especial do Parlamento indiano ainda este mês.

A medida também é vista como uma resposta a um recente bloco de oposição ao governo do primeiro-ministro Narendra Modi que se autodenomina India, que significa Aliança Inclusiva de Desenvolvimento Nacional da Índia, na sigla em inglês.

A aliança é liderada pelo principal partido de oposição a Modi, o Congresso Nacional Indiano (INC, sigla em inglês).

Durante uma entrevista coletiva na terça-feira (5), Arvind Kejriwal, o ministro-chefe da capital do país, Nova Délhi, lançou uma pergunta provocadora aos membros do BJP, questionando-os se o partido estaria cogitando a mudança de nome caso a recém-formada aliança de oposição decidisse adotar o nome tradicional hindi.

“Não existem informações oficiais a respeito disso, mas tenho ouvido rumores. Por que isso está acontecendo? Alguns partidos se uniram para formar o bloco India. Se a aliança India mudar seu nome para Bharat, eles também recuarão na ideia de mudar o nome do país para Bharat?”, disse Kejriwal.

Outros argumentos utilizados para a mudança, segundo as fontes da CNBC, é de que o nome Índia é uma herança colonial britânica, que não reflete a verdadeira identidade e cultura do país. Além do mais, Bharat é “mais inclusivo e representa a diversidade e unidade de todos os povos e regiões do país”.

Elas também afirmaram que membros do BJP consideram que o novo nome será mais respeitoso com a “soberania e dignidade do país” em relação às potências estrangeiras.

O rumor da mudança de nome da Índia se intensificou depois que a presidente do país, Droupadi Murmu, que pertence ao BJP, enviou convites para um jantar aos participantes da cúpula do G20, que será realizada nesta semana na Índia, onde se apresentou como a “presidente de Bharat”, em vez de presidente da Índia.

Nesta terça-feira, um deputado do BJP, Harnath Singh Yadav, indicou que seu partido realmente está cogitando a mudança de nome do país ao dizer à agência de notícias indiana ANI que “todo o país exige que usemos a palavra ‘Bharat’ em vez de ‘Índia’. A palavra ‘Índia’ é um abuso dado pelos britânicos, a palavra ‘Bharat’ é um símbolo de nossa cultura. Quero que haja uma mudança em nossa Constituição e que a palavra ‘Bharat’ seja adicionada a ela”.

Oposição é contra a mudança

A ideia da mudança de nome encontrou resistência por parte de parlamentares críticos do governo indiano.

Partidos de oposição ao BJP não concordam com a mudança. Eles apontam que ela seria desnecessária e dispendiosa, uma vez que implicaria na modificação de todos os documentos oficiais, selos, moedas e até passaportes.

Além disso, muitos deles acreditam que a mudança de nome é também uma imposição do BJP para impor sua visão religiosa e cultural sobre as minorias e as regiões que têm outras identidades e línguas.

O líder do INC no Parlamento indiano, Jairam Ramesh, acusou o primeiro-ministro Narendra Modi de “distorcer a história e dividir o país com esta iniciativa”.

Ele defendeu o uso de ambos os nomes, Índia e Bharat, como símbolos de harmonia e confiança da população.

“O senhor Modi pode continuar a distorcer a história e a dividir a Índia, que é Bharat, que é uma União de Estados. Mas não seremos dissuadidos”, escreveu ele em uma publicação no X (novo nome do Twitter).

O que é necessário para a mudança de nome?

Segundo a Constituição da Índia, a alteração do nome do país depende da aprovação de uma emenda constitucional por maioria simples em ambas as casas do Parlamento indiano.

Essa aprovação é provável, dado que o BJP tem maioria em ambas as casas. Seriam necessários também o consentimento da presidente do país (que também é do BJP) e a aprovação do Tribunal Supremo da Índia.

Uma vez aprovada a resolução, o governo teria que alterar a Constituição em pelo menos dez trechos onde está escrito “governo da Índia”.

Além disso, a mudança de nome teria que ser reconhecida pela comunidade internacional e por organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU).

Outros países que também fizeram mudanças

A Turquia mudou seu nome em inglês para Türkiye em 2022 (antes era Turkey), por uma questão de identidade cultural. A mudança foi promovida pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan, que disse que Türkiye era a melhor representação e expressão da “cultura, civilização e valores do povo turco”.

Nessa lista recente, também estão a Macedônia do Norte (antes Macedônia), Essuatíni (antes Suazilândia) e a Chéquia (antes República Tcheca). Neste último caso, o nome oficial continua a ser República Tcheca: a mudança foi apenas para deixar o nome do país mais curto quando usado em fóruns internacionais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]