• Carregando...
Cidade de Mayfield, no Kentucky, foi devastada por tornado.
Cidade de Mayfield, no Kentucky, foi devastada por tornado.| Foto: Tannen Maury/EFE

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou emergência no estado do Kentucky, o mais afetado por uma sequência de tornados e tempestades que atingiu seis estados e deixou pelo menos 84 mortos na noite de sexta-feira (10). Ao todo, 30 tornados foram registrados em Arkansas, Illinois, Kentucky, Missouri, Mississippi e Tennessee.

Segundo um comunicado divulgado pela Casa Branca, a declaração de emergência representa a autorização da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema, na sigla em inglês) para coordenar todos os esforços para aliviar os danos causados pela catástrofe natural e implementar medidas urgentes de assistência.

"Esta é provavelmente uma das maiores sequências de tornados da nossa história. É uma tragédia, ainda não sabemos quantas vidas foram perdidas ou a extensão total dos estragos", afirmou Biden em pronunciamento na Casa Branca.

Até a noite deste sábado (11) haviam sido confirmadas oficialmente 70 mortes em Kentucky, mas o governador do estado, Andy Beshear, disse acreditar em mais de 100 vítimas fatais. "Eu acredito que esse número pode aumentar significativamente", acrescentou. De acordo com ele, o tornado tocou o solo em Arkansas e percorreu cerca de 365 quilômetros, o que pode caracterizá-lo como o mais longo da história dos Estados Unidos.

Os tornados destruíram quase completamente a cidade de Mayfield, no Kentucky. Uma fábrica de velas ficou totalmente destruída e, segundo os proprietários, cerca de 110 pessoas estavam no local no momento da tragédia.

Na cidade de Edwardsville, no estado de Illinois, um armazém da Amazon desabou, deixando pelo menos seis mortos. Foram contabilizadas ainda quatro mortes em Tennessee, duas no Arkansas e duas em Missouri.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]