Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Yukos

Bilionário russo do petróleo é ferido na prisão

Mikhail Khodorkovsky, fundador da petrolífera russa Yukos, foi ferido com uma arma branca num ataque dentro da prisão na Sibéria onde cumpre pena de oito anos, informou a agência Interfax neste sábado. Khodorkovsky sofreu vários cortes no rosto e teve que ser hospitalizado para levar vários pontos.

O advogado Yuri Shmidt disse que o ataque ocorreu na quinta-feira à noite e Khodorkovsky continuava internado neste sábado.

Khodorkovsky, que já foi o homem mais rico da Rússia, foi condenado por fraude e evasão de impostos no ano passado,com outro dos principais acionistas da Yukos, Platon Lebedev. Os dois dizem ter rompido ligações com a petrolífera, que praticamente faliu com o congelamento dos ativos e a cobrança de US$ 33 bilhões em impostos atrasados.

Ele ganhou notoriedade também por sua oposição ao presidente da Rússia, Valdimir Putin, e estava preso desde outubro de 2003, e acusa o Kremlin de ter orquestrado um plano para desmantelar seu império. Seu julgamento foi denunciado como uma farsa por seus advogados e políticos da oposição. Desde outubro de 2005 ele está na prisão de Chita, num campo de trabalho junto a minas de urânio.

O Serviço Penitenciário Federal da Rússia apressou-se a declarar que ele não foi vítima de um atentado, mas de uma briga com um detento com quem, antes, ele tinha relações amistosas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.