• Carregando...

Mikhail Khodorkovsky, fundador da petrolífera russa Yukos, foi ferido com uma arma branca num ataque dentro da prisão na Sibéria onde cumpre pena de oito anos, informou a agência Interfax neste sábado. Khodorkovsky sofreu vários cortes no rosto e teve que ser hospitalizado para levar vários pontos.

O advogado Yuri Shmidt disse que o ataque ocorreu na quinta-feira à noite e Khodorkovsky continuava internado neste sábado.

Khodorkovsky, que já foi o homem mais rico da Rússia, foi condenado por fraude e evasão de impostos no ano passado,com outro dos principais acionistas da Yukos, Platon Lebedev. Os dois dizem ter rompido ligações com a petrolífera, que praticamente faliu com o congelamento dos ativos e a cobrança de US$ 33 bilhões em impostos atrasados.

Ele ganhou notoriedade também por sua oposição ao presidente da Rússia, Valdimir Putin, e estava preso desde outubro de 2003, e acusa o Kremlin de ter orquestrado um plano para desmantelar seu império. Seu julgamento foi denunciado como uma farsa por seus advogados e políticos da oposição. Desde outubro de 2005 ele está na prisão de Chita, num campo de trabalho junto a minas de urânio.

O Serviço Penitenciário Federal da Rússia apressou-se a declarar que ele não foi vítima de um atentado, mas de uma briga com um detento com quem, antes, ele tinha relações amistosas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]