• Carregando...

Osama bin Laden está vivo e restabelecendo campos de treinamento da Al-Qaeda no Paquistão. Esta foi a declaração na noite de terça-feira da maior autoridade da área de inteligência dos EUA. Jack McConnell, recentemente nomeado diretor nacional de Inteligência, prestou depoimento na Comissão de Serviços Armados do Senado americano.

Segundo McConnell, Bin Laden e o seu braço direito, o egípcio Ayman al Zawahri, estão estabelecidos em alguma área rural do Paquistão rearticulando a rede terrorista. "O nosso maior conhecimento aponta que a liderança, o número um e o número dois, estão lá, e eles estão tentando restabelecer e reconstruir campos de treinamento", afirmou.

Até agora a comunidade de inteligência dos EUA vinha se recusando a identificar a região em que acredita que Bin Laden esteja escondido, embora a suspeita de que o líder da Al-Qaeda esteja escondido em algum ponto da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão seja recorrente.

O depoimento de McConnell ocorreu um dia depois de o vice-diretor da CIA (agência secreta dos EUA), Stephen R. Kappes, ter voado ao Paquistão para exibir ao presidente do país "provas convincentes" de que campos da Al-Qaeda estão sendo criados no território paquistanês.

Especula-se que agentes da CIA tenham obtido fotos dos supostos campos da rede terrorista.

A pressão da Casa Branca vem se intensificando. Esta semana, em seu giro pela Ásia, o vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, disse que o governo do Paquistão precisa se empenhar mais na luta contra o terrorismo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]