• Carregando...

Agentes de contraterrorismo norte-americanos disseram acreditar que líderes da Al-Qaeda, dentre eles Osama bin Laden, estavam envolvidos nos últimos planos de ataque contra cidades europeias. A existência de múltiplos alvos - cidades da Grã-Bretanha, França e Alemanha seriam atingidas - é uma marca registrada da Al-Qaeda. Um dos agentes da inteligência afirmou, porém, que os detalhes sobre como o plano era dirigido e coordenado pelos principais líderes do grupo ainda não ficaram claros.

O envolvimento de Bin Laden e se seus principais líderes - que acredita-se estejam escondidos no Paquistão - reavivam as preocupações sobre o papel do país como local seguro para a Al-Qaeda e outras organizações extremistas. Os Estados Unidos têm pressionado o Paquistão a aumentar seus esforços para eliminar os militantes na montanhosa região fronteiriça.

Os agentes de contraterrorismo disseram, em condições de anonimato, que trabalham agora com a hipótese de que Bin Laden participou do complô. Um agente da inteligência paquistanesa disse na quinta-feira (30) que oito alemães e dois irmãos britânicos estavam no centro do plano terrorista, que ainda estava nos estágios iniciais. Um dos britânicos foi morto durante um recente ataque de mísseis da Agência de Inteligência dos EUA (CIA), disse o agente.

O Paquistão, a Grã-Bretanha e a Alemanha estão rastreando os suspeitos e interceptando suas ligações telefônicas, disse o agente, em condição de anonimato. Os Estados Unidos elevaram muito os ataques com mísseis no Waziristão do Norte. Acredita-se que pelo menos 21 deles tenham sido realizados apenas no mês passado. Os ataques são postos em prática principalmente por aviões não-tripulados da CIA, o que levou à morte de uma série de altos líderes militantes. O Paquistão reclama das ações, mas acredita-se que forneça informações de inteligência para alguns dos ataques.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]