• Carregando...

LONDRES - O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, anunciou detalhes de uma ampla reforma no ensino médio do país, nesta segunda-feira, com a promessa de acelerar planos de multiplicação das academias municiais.

Blair disse que as academias municipais - escolas financiadas pelo governo mas geridas de forma independente - era uma maneira de nivelar o sistema de tal forma que não apenas os filhos das famílias mais ricas tivessem acesso a boa educação.

- Ninguém diga que as academias não estão ajudando as crianças mais pobres, quando um terço dos estudantes está recebendo refeições gratuitas, mais da metade da média nacional - disse o premier, na Academia Municipal de Londres.

Blair prometeu que 200 academias estarão em funcionamento o em construção até 2010.

O premier sustenta que as academias são destinadas a elevar o padrão do ensino nas áreas mais pobres, substituindo instituições falidas.

- Não é um decreto de governo que está determinando o destino das academias municipais, mas o poder dos pais. Os pais estão escolhendo as academias, então isso é suficiente para mim.

Blair também sublinhou mudanças para as autoridades locais, que vão se tornar cada vez mais "comissárias de educação", responsáveis pela manutenção de um padrão alto, em vez de provedores diretos, que administram as escolas.

Apesar de receber verba do governo, as academias municipais dependem de patrocinadores privados, que doam dois milhões de libras (mais R$ 8 milhões).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]