• Carregando...

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, reúne-se na quarta-feira em Londres com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, para discutir os progressos na criação de um novo governo palestino de unidade nacional, segundo o gabinete de Blair.

A reunião está marcada para 16h45 (14h45 em Brasília), com entrevista coletiva 45 minutos depois.

``Trata-se de uma oportunidade para que o primeiro-ministro discuta progressos no governo de unidade nacional e reforce a Abbas a necessidade de que o governo de unidade nacional aja em termos consistentes com os princípios do Quarteto'', disse um porta-voz de Blair, referindo-se ao grupo internacional de mediadores para o Oriente Médio (EUA, Rússia, União Européia e ONU).

``A chave será seu comportamento [do novo governo palestino]. Estamos esperando para ver quais ações do governo de unidade nacional serão postas em prática'', afirmou.

Os europeus consideram o acordo para a formação de uma coalizão entre os grupos Hamas e Fatah como a melhor chance para evitar uma guerra civil palestina, mas os EUA estão mais cautelosos e pretendem continuar isolando o Hamas.

Representantes do Quarteto reúnem-se ainda na quarta-feira em Berlim para discutir suas diferenças sobre o novo gabinete palestino.

A secretária norte-americana de Estado, Condoleezza Rice, que chegou na noite de terça a Berlim, quer que o Quarteto se empenhe mais na retomada do processo de paz, mas que mantenha a pressão contra o Hamas.

O Quarteto disse que só vai se manifestar sobre o novo governo quando suas políticas sejam conhecidas. Mas o grupo pede à coalizão que reconheça a existência de Israel, renuncie à violência e respeite os acordos de paz prévios, coisas que o Hamas, que desde março de 2006 controla o governo, nunca fez.

Abbas deve viajar na quarta-feira a Berlim, onde se encontra com a chanceler (primeira-ministra) Angela Merkel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]