• Carregando...

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, pediu neste domingo que os trabalhistas esqueçam as disputas internas e se concentrem "nas grandes idéias para o futuro" durante o congresso anual do partido, que começou esta tarde em Manchester, norte da Inglaterra.

Em entrevista à BBC, Blair, que adiantou que este será seu último congresso como líder da legenda, reconheceu que as últimas semanas foram "difíceis", mas assegurou que agora quer se concentrar apenas "nas coisas que preocupam as pessoas".

No início do mês, começou uma disputa entre os partidários de Blair e os do influente ministro da Economia e Finanças, Gordon Brown, que forçou Blair a anunciar que deixará o poder antes do congresso do partido de 2007, embora sem informar uma data concreta.

O chefe do governo, que discursará perante os militantes na próxima terça-feira, confessou que será "estranho" participar de seu último congresso como líder, mas ressaltou que o partido "tem muitos motivos para estar orgulhoso" de seus anos no poder.

"Conseguimos três vitórias eleitorais consecutivas pela primeira vez em nossa história, é algo do que se alegrar", comentou na entrevista.

O líder dos trabalhistas desistiu de expressar seu apoio a Brown, considerado seu sucessor natural há anos.

Blair explicou que já fez um acordo com seu gabinete, na reunião da semana passada, para utilizar o Congresso não para expressar uma preferência sobre sua sucessão, mas para formular as políticas que quer realizar antes de deixar o poder.

"Gordon foi um ministro fantástico, foi um grande servidor do país e do partido e não nego nada que tenha dito antes [ele havia afirmado que seria um excelente primeiro-ministro], mas nesta semana vou falar aos cidadãos sobre suas preocupações", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]