• Carregando...

Após anos de animosidade, o Twitter serviu de palco nesta terça-feira (8) para o primeiro embate direto entre a blogueira Yoani Sánchez, um dos nomes mais representativos da dissidência cubana, e um membro da família Castro.

Tudo começou quando Yoani, que critica com regularidade a falta de liberdade em Cuba, decidiu enviar uma mensagem de boas-vindas a Mariela Castro, filha do presidente Raúl Castro.

"Bem-vinda à pluradidade do Twitter. Onde ninguém pode me calar, me negar permissão para viajar ou bloquear minha entrada", escreveu Yoani. "Quando é que nós cubanos sairemos de nossos armários?", continuou a blogueira, referindo-se à campanha de Mariela pelos direitos dos homossexuais. "Tolerância é total, ou não é?"

Mariela, de 49 anos, respondeu friamente: "Seu foco de tolerância reproduz os velhos mecanismos de poder. Para melhorar seus serviços você precisa estudar".

Mas mais tarde, depois de ter aparentemente recebido diversas mensagens de outros dissidentes, Mariela não se conteve. "Parasitas deploráveis: vocês receberam a ordem de seus empregadores para me responder conjuntamente e com as mesmas frases predeterminadas? Sejam criativos", escreveu.

Na vanguarda em Cuba no apoio aos direitos dos homossexuais, Mariela é a primeira na família Castro a se engajar pública e diretamente no Twitter.

Seu pai, de 80 anos, e seu tio Fidel, de 85, têm contas no Twitter, mas são usadas apenas para publicar artigos e colunas da mídia estatal cubana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]