• Carregando...
Bombeiros tentam controlar incêndio após ataque russo ao porto de Odessa, em 23 de julho de 2022.
Bombeiros tentam controlar incêndio após ataque russo ao porto de Odessa, em 23 de julho de 2022.| Foto: EFE/EPA/Odessa City Hall Press Office handout

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, assegurou neste domingo no Cairo, onde iniciou uma viagem por vários países africanos, que o bloqueio aos portos ucranianos já foi suspenso, após o acordo alcançado na sexta-feira, e atribuiu a crise alimentar mundial às sanções ocidentais contra Moscou.

“Houve uma iniciativa do secretário-geral da ONU que apoiamos e o bloqueio imposto aos portos ucranianos foi efetivamente suspenso, enquanto a outra parte da iniciativa é suspender o cerco às exportações russas de trigo”, disse Lavrov em uma coletiva de imprensa ao lado de seu homólogo egípcio, Sameh Shoukry.

No entanto, o russo reiterou que, para abrir um caminho seguro para a saída dos grãos armazenados nos silos da Ucrânia, um dos maiores fornecedores de cereais do mundo, este país deve primeiro remover as minas que implantou em seus portos como resposta à invasão russa do seu território. “O lado ucraniano deve retirar as minas que colocou em portos e praias. Há vários navios retidos nestes portos devido ao perigo dessas minas”, declarou Lavrov, salientando que o pacto alcançado na sexta-feira na Turquia inclui “remover todos os obstáculos à circulação de navios russos no mundo”.

Lavrov não mencionou o ataque russo deste sábado – após a assinatura do pacto, portanto – contra o porto de Odessa, que segundo seu porta-voz foi dirigido contra uma infraestrutura militar; no entanto, o chanceler insistiu em culpar os países ocidentais pela crise alimentar global causada pela guerra na Ucrânia. “As sanções contra algumas empresas exportadoras e bancos, bem como as sanções à circulação de navios russos nos portos, levaram à crise alimentar”, afirmou Lavrov naquela que é a primeira etapa de uma viagem a vários países de África, continente que está sendo particularmente afetado pelas consequências da guerra na Ucrânia.

O bloqueio naval russo aos portos da Ucrânia como resultado da invasão russa em 24 de fevereiro impediu a exportação de grãos deste importante fornecedor mundial, enquanto as sanções ocidentais à Rússia fizeram disparar o preço de fertilizantes e da energia, o que também afetou a produção agrícola mundial. “Esta crise alimentar e a pandemia são dois erros cometidos pelo Ocidente na questão alimentar”, acrescentou Lavrov, que também vinculou a crise da Covid-19 a esta situação, sem dar mais detalhes.

Tropas ucranianas avançam sobre região controlada pela Rússia, diz Zelensky

As tropas da Ucrânia estão avançando em direção a Kherson, segundo declarações do presidente do país, Volodymyr Zelensky, sobre a situação naquela região do sudeste do país, sob controle da Rússia desde o início da invasão. “Os ocupantes estão tentando controlar a área. Mas o Exército ucraniano está avançando passo a passo na região”, disse o governante ucraniano em uma mensagem de vídeo.

O Instituto Americano para o Estudo da Guerra (ISW) já havia alertado no sábado para o avanço das forças ucranianas sobre determinados assentamentos na região, embora aparentemente as autoridades locais tenham pedido à população que não dê informações sobre isso para não prejudicar a estratégia militar. Segundo este instituto, citado pelo portal Ukrinform, a resistência ucraniana na região conseguiu repelir vários ataques russos em um número indeterminado de aldeias em Kherson. Isso indicaria, de acordo com o portal, que as tropas ucranianas estão lançando ofensivas locais ao longo da linha de frente.

O portal Ukrinform também informou, citando fontes ucranianas, que as tropas russas estão tentando recuperar as pontes danificadas para garantir a chegada de suprimentos e veículos blindados pesados​. A situação é precária, uma vez que os especialistas locais se recusam a participar desses trabalhos ou o fazem apenas sob a mira de armas. O Alto Comando do Exército da Ucrânia afirmou na sexta-feira passada que o Exército russo estava usando unidades de reserva para defender as posições ocupadas no sul e impedir o contra-ataque das tropas ucranianas.

As autoridades ucranianas também relataram novos ataques na região de Mykolaiv, no leste do país, que teriam causado duas mortes e cinco feridos na noite passada, segundo o Ukrinform. Fontes militares ucranianas afirmam ainda que as tentativas de combate continuam na região de Sumy, no norte do país, onde se registraram uma dezena de ataques ao longo de sábado e até a manhã de hoje. Em Donetsk, no leste do país, duas escolas foram destruídas pelo fogo da artilharia russa, enquanto um jardim de infância foi seriamente danificado, segundo autoridades regionais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]