• Carregando...
Detectado por uma professora chamada Hanny van Arkel, o "Objeto de Hanny" (abaixo) é a parte visível de uma grande região com gás e poeira na vizinhança da galáxia IC 2947 (acima), na direção da constelação de Ursa Maior | Nasa / ESA / W. Kell - Universidade de Alabama / Galaxy Zoo
Detectado por uma professora chamada Hanny van Arkel, o "Objeto de Hanny" (abaixo) é a parte visível de uma grande região com gás e poeira na vizinhança da galáxia IC 2947 (acima), na direção da constelação de Ursa Maior| Foto: Nasa / ESA / W. Kell - Universidade de Alabama / Galaxy Zoo

A agência espacial norte-americana (Nasa) divulgou imagem de uma curiosa bolha de gás e poeira, próxima a uma galáxia conhecida como IC 2947. A fotografia foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble, com material colhido em abril de 2010.

O nome desse "fantasma" verde é Objeto de Hanny, cunhado em homenagem à uma professora holandesa chamada Hanny van Arkel, que descobriu o objeto em 2007, como voluntária no projeto Galaxy Zoo.

O objeto tem 300 mil anos-luz de extensão e foi detectado na direção da constelação de Ursa Maior, típica do hemisfério norte. A região é visível por causa da forte luz que sai do centro de IC 2947, fruto de um quasar, cuja luz tem diminuído nos últimos 100 mil anos, segundo os cientistas.

Na foto, é possível identificar áreas de formação de estrelas, tanto no Objeto de Hanny - na região amarelada no topo - quanto na galáxia - são os pontos brilhantes na parte central do conjunto de estrelas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]