• Carregando...
 | Agência Brasil/AFP
| Foto: Agência Brasil/AFP

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), confirmou nesta quarta-feira (26), por meio de suas redes sociais, que vai se encontrar com Benjamin Netanyahu na próxima sexta-feira (28). O encontro com o premiê de Israel está marcado para o início da tarde, no Forte de Copacabana, Zona Sul do Rio.

Ao que tudo indica, Netanyahu realmente não vai participar da posse de Bolsonaro, em Brasília, no dia 1° de janeiro. A presença do premiê na cerimônia era vista como um dos principais trunfos do futuro mandatário na esfera internacional. De acordo com a Embaixada de Israel, entretanto, Netanyahu chega ao Brasil na sexta-feira (28) e deve ir embora no domingo (30), quando é esperado que o político conceda entrevista à imprensa brasileira. 

A antecipação do retorno do primeiro-ministro para Israel deve acontecer devido a uma reviravolta política que coloca em risco o seu próprio futuro. 

Os líderes dos partidos da coalizão governista em Israel chegaram a um acordo na última segunda (24) para dissolver o Parlamento. O acordo foi fechado após a coalizão fracassar em conseguir apoio para aprovar a legislação que convoca judeus ultraortodoxos para o serviço militar. A crise política no país levou Netanyahu a antecipar para abril as eleições legislativas, que estavam programadas para novembro.

Se o premiê israelense realmente faltar à posse, Bolsonaro poderá contar apenas com a presença do presidente do Chile, Sebastián Piñera, e do líder boliviano Evo Morales. O presidente americano, Donald Trump, um dos ídolos de Bolsonaro, será representado por seu secretário de Estado, Mike Pompeo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]