• Carregando...
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fala durante a coletiva de imprensa, em Kiev, em abril de 2022.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fala durante a coletiva de imprensa, em Kiev, em abril de 2022.| Foto: EFE/EPA/SERGEY DOLZHENKO

"Quando um de nós perguntou a Zelensky quais são as inspirações dele, imediatamente respondeu Macron e Bolsonaro", diz Stéphane Siohan, jornalista francês, correspondente na Ucrânia desde 2013, em uma entrevista ao canal BFMTV, no último dia 26 de maio.

Siohan escreveu, junto com Régis Genté, uma biografia sobre o presidente ucraniano intituladaVolodymyr Zelensky, dans la tête d’un héros (Volodymyr Zelensky, na mente de um herói, em tradução livre). O livro foi publicado neste mês pela editora francesa Robert Laffont.

De acordo com o biógrafo, Zelensky falou sobre os presidentes brasileiro e francês em um almoço com seis jornalistas. O encontro aconteceu em março de 2019, dois meses antes de assumir a presidência do país. "Não sabíamos exatamente o que ele queria dizer", comentou o biógrafo.

Em seguida, Siohan falou sobre o destaque que o presidente ucraniano deu ao francês, Emmanuel Macron, durante a conversa. "Ele disse que tinha uma admiração estética em relação a Macron". Segundo o jornalista, Zelensky quis dizer que se identifica com o presidente francês em relação à idade (ambos nasceram no final dos anos 1970) e que respeita a forma como Macron conduz a França.

Nos 36 minutos de trasmissão, o jornalista não comentou sobre o que leva Zelensky a admirar o presidente brasileiro.

Livro tenta entender o fascínio pelo presidente ucraniano

Durante a transmissão do programa, o escritor também falou sobre a personalidade de Zelensky. "Três anos observando esse fenômeno, fica evidente que ele é excelente na preparação dos vídeos que faz diariamente. Acredito que ele mesmo escreve a maioria dos roteiros, mas tem também um conselheiro que o ajuda nas referências culturais", aponta.

O biógrafo do presidente ucraniano também comentou sobre a capacidade de memorização de Zelensky, devido à sua profissão de ator, mas destacou os problemas no discurso do líder da Ucrânia. "Quando a gente faz uma pergunta a Zelensky, ele pode ficar nervoso e partir para longas digressões, além de ter dificuldade para elaborar pensamentos".

Os autores Sthéphane Siohan e Régis Genté explicaram, no programa de televisão, que escreveram o livro sobre o presidente ucraniano para tentar entender o fascínio despertado por ele. Volodymyr Zelensky começou a carreira como comediante e produtor artístico, antes de dirigir o país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]